Quarto Infantil

O QUE É E COMO DECORAR UM QUARTO MONTESSORIANO

Ei gente! Hoje o tema do post é sobre como decorar o quarto dos pequenos utilizando o método montessoriano. Já ouviu falar? Não?! Vou fazer uma breve introdução explicando como esse método surgiu e o que ele propõe para que todo mundo entenda melhor e depois vou mostrar alguns passos que devem ser seguidos para sua aplicação.

O método montessoriano foi criado pela primeira mulher diplomada em medicina da Itália e também educadora, Maria Montessori, e ele visa o incentivo à criança, a liberdade de movimento e a responsabilidade com suas obrigações, e isso através da criação de ambientes mais criativos, com o intuito de ajudar a criança no seu desenvolvimento e na sua capacidade de se expressar. Mas esse método não precisa ficar restrito ao ambiente escolar e pode ser aplicado aí na decoração do quartinho do seu filho também.

Para começar a decoração montessoriana toda deve ser pensada através do ponto de vista da criança e como é um ambiente que vai estimular a liberdade de circulação, a segurança dos pequenos deve ser um item importante no projeto, por isso o cuidado com tomadas, objetos pontiagudos e tudo que possa representar um risco deve ser evitado. E lembre-se o quarto é um espaço para criança e não para o adulto!!!

Quarto Montessoriano - Hypeness

Nada de berço nesse quarto, um colchão ou futton deve ser colocado rente ao chão, podendo ser colocado diretamente nele ou em cima de uma cama beeem baixinha. Se a criança for muito pequena e para que ela não acabe rolando para fora desse espaço, pode ser feita uma proteção com almofadas ou travesseiros.

Quarto Montessoriano - Petite Vintage Interiors

Tapetes grandes, confortáveis e coloridos devem fazer parte desse quarto, pois ajudam na exploração e a criança pode brincar sem ficar diretamente sentada no chão.

Quarto Montessoriano - The Sprouting Seed

Um espelho de acrílico também deve ser colocado na altura da criança para que ela possa se ver, reconhecer a própria imagem e entender que ela e a mãe são pessoas diferentes.

Quarto Montessoriano - Pinterest 2

A criança deve conseguir alcançar seus livros e brinquedos, para que possa pegá-los a qualquer momento. Cantinhos de leitura com mesa e cadeiras baixinhas ou futton com almofadas são ótimos para estimular a leitura.

Repararam como a decoração do quarto deve ser minimalista? Ele tem que ter amplitude de espaço para a criança explorar sem obstáculos e nada de excessos visuais e muitos móveis, pois assim a criança consegue desenvolver a concentração. Mas claro que a criatividade e o bom gosto não devem ser deixados de lado na hora de decorar o quarto, espia só aí embaixo mais imagens inspiradoras:

Quarto Montessoriano - Mommo Design

Quarto Montessoriano - Mommo Design 2

Quarto Montessoriano - Pinterest 3

Quarto Montessoriano - RockRoseWine

Achei a decoração montessoriana muito interessante e vocês? Se alguém já aplicou esse método no quarto do seu pequeno, me conta aí nos comentários como está sendo essa experiência.

Bêjo!

Fotos via: 1- Pinterest ; 2- Hypeness; 3- Petite Vintage Interiors; 4- The Sprouting Seed; 5- Pinterest; 6- Mommo Design; 7- Mommo Design; 8- Pinterest; 9- RockRoseWine

Previous Post Next Post

You Might Also Like

Nenhum comentário

Comenta aí gente!