Decoração

Tipos de Cortina – Parte 2

E continuando o assunto sobre os tipos de cortina, hoje teremos os tipos de acabamentos para instalação da cortina como as pregas e as argolas, os tipos de suporte de fixação e também vou falar sobre cortineiro. No último post, eu dei algumas dicas do que devemos considerar antes da escolha do tecido e das cores das cortinas e dei exemplos de alguns tecidos leves e outros mais encorpados. Se perdeu, clica aqui para ler!

Os tipos de acabamento mais utilizados são:

1-  Prega Americana: É um modelo bem clássico, os detalhes são feitos com três pregas agrupadas e se utilizada com forro dá um efeito bem volumoso. Pode ser usada em varão e no trilho.

2- Prega Macho: Nesse tipo de prega o volume do tecido fica para frente, dando um visual reto e elegante. Pode ser colocada em varão e no trilho.

3: Prega Fêmea: Ao contrário da prega macho, nessa o volume do tecido fica para trás e também pode ser utilizada em trilho e varão.

4- Prega Deitada: Esse tipo de prega dá um efeito reto na cortina, mas usa bastante tecido e é uma opção boa para tecidos mais encorpados. Esse tipo deve ser instalado em trilho.

5- Prega Wave: As dobras ficam intercaladas para frente e para trás da cortina, dando um visual ondulado bem marcado. O volume da cortina fica na parte de cima e a parte debaixo fica mais lisa.

6- Passante de Tecido: São alças feitas com o mesmo tecido da cortina e costumam não deslizar bem no varão, onde devem ser instaladas.

7- Argola: São bastante utilizadas e dão um efeito ondulado no tecido. Existem argolas de diversos materiais, como metais cromados, de madeira e plástico.

8- Ilhoses: Outro acabamento muito utilizados e que deixa a cortina ondulada, porém deve ser usado mais em cortinas decorativas, pois os ilhoses agarram um pouco no varão. Deve-se ter cuidado com a lavagem para os ilhoses não soltarem do tecido.

9- Tecido Inteiriço: O visual fica simples e clean, mas tem como ponto negativo o deslizamento do tecido no varão, pois ele pode ficar agarrando.

Como vimos, para cada tipo de acabamento, temos um tipo de suporte de fixação e apenas em alguns casos as duas opções podem ser usadas e esses suportes são os varões e os trilhos suissos. Tanto nos varões, quanto nos trilhos podem ser usados mais de um tecido, pois existem de cada um deles, o tipo simples, o duplo ou o triplo.

E pra finalizar o post, vou falar sobre os cortineiros. São feitos em gesso e muito utilizados, pois dão um acabamento melhor para a cortina já que o trilho não fica visível. Além disso, com o cortineiro podemos colocar uma iluminação indireta usando fita de led, que valoriza mais a decoração do ambiente.

É isso gente, espero que tenham gostado dos dois posts sobre cortinas e já sabem, qualquer dúvida é só comentar aí embaixo!

Até semana que vem! Tô preparando um post que é pura fofura!

Bêjo!

Foto sala de estar: Sesso e Dalanezi Arquitetura + Design

Previous Post Next Post

You Might Also Like

Nenhum comentário

Comenta aí gente!